Cinco lições que APRENDI SENDO MULHER no MERCADO financeiro:

6 de abril de 2022

1) No começo da minha carreira não existiam mulheres em posição de liderança, o esperado era que as mulheres copiassem o modelo masculino. Apenas homens estavam no poder.

Com o tempo aprendi que não precisava ter esse comportamento, o mais importante era deixar que meu próprio estilo de liderança aflorasse. Eu finalmente consegui ser direta, firme e colocar meus pontos de vista sem copiar o modelo masculino.

2) As mulheres carregam o estereótipo de serem emocionais, sempre fomos criticadas por deixarmos essas emoções saírem em momentos de pressão. Na realidade todos os seres humanos carregam suas emoções mais íntimas e as manifestações são diferentes.

Eu aprendi a acolher minhas emoções e não me envergonhar delas. Com o tempo e exercitando esse acolhimento eu me tornei uma líder mais humana e compassiva.

3) Em um ambiente muito competitivo todos nós nos tornamos “conquistadores de espaço”, existe um mito de que mulheres são muito mais competitivas entre elas mesmas. Refletindo sobre esse mito de competitividade feminina, aprendi a medir as minhas conquistas e não me comparar. Sempre existirá alguém que faça algo melhor do que você e isso não significa que você não seja boa no que faz.

4) “Só se acha quem se perde, só aprende quem erra” – não tenha medo de errar e arrisque-se. A cultura existente nos espaços corporativos é de que as mulheres devem aceitar o que já conquistou. Eu aprendi a arriscar e me coloquei em vários projetos desafiadores.

Se você quer mais para sua carreira, arrisque-se e não tenha medo de falhar ou de errar. Toda pessoa bem-sucedida errou ou fracassou em algum momento – inspire-se nessas pessoas.

5) Lembre-se, o trabalho é uma parte muito importante de nossas vidas, mas ele é uma parte apenas. Cuide-se, procure tempo para você, busque atividades prazerosas, fique atenta a sua saúde mental, emocional e espiritual.

Com essas lições aprendidas, você terá muito mais chances de encarar os desafios que sempre existirão na nossa trajetória!!

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2021 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.