Dra. Albertina Duarte e a Saúde da Mulher

26 de março de 2021

Na noite desta 5ª feira (25/03), a vereadora Cris Monteiro (NOVO/SP) realizou o segundo evento da série “São Paulo Mulher”, que possui o objetivo de levantar informações sobre a situação da mulher na cidade de São Paulo. O encontro contou com a participação da Dra. Albertina Duarte e teve como tema “A Saúde da Mulher no município de São Paulo”. 

Mestre e Doutora em Ginecologia, Dra. Albertina também é Chefe do Ambulatório de Ginecologia de Adolescência da USP e Coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Foi também Coordenadora de Políticas para a Mulher da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.  É uma estudiosa e especialista em prevenção à gravidez na adolescência.

A médica iniciou sua palestra dizendo que podemos dividir a saúde da mulher em duas fases, antes e depois da COVID19. As mulheres terão ainda mais problemas de saúde na pós pandemia, e um dos mais graves é a saúde mental.

Segundo Dra. Albertina, 85% dos adolescentes conhecem métodos preventivos, mas não usam. No caso da menina por medo de desagradar. Aí vem o número gigantesco de gravidez indesejada e uma série de outros problemas como evasão escolar, dificuldade de arrumar emprego, ser mãe solteira sem apoio do pai da criança, entre outros.

A partir da série de eventos, a vereadora Cris Monteiro, escreverá uma carta compromisso, com pontos abordados nos encontros. Da live desta quinta-feira, ficaram os seguintes compromissos:

– Criar rodas de conversas com meninas adolescentes nas escolas e unidades de saúde. Assim elas poderão trocar experiências. Focar na autoestima da menina, para ela não ficar tão preocupada em agradar, mas em ser feliz. 

– Linkar com Projeto de Lei de autoria da parlamentar sobre evasão escolar e estudar uma forma de fazer com que a menina que engravidou, volte a estudar, muitas abandonam a escola. 

– Pensar em Frentes de Trabalho para essas meninas que tiveram filho cedo. 

– Divulgar o Whats Adolescente, canal que que essas meninas e meninos têm para tirar dúvidas sobre qualquer assunto- 97193-3277

– Ampliar as CASAS do Adolescente – Centro de Atenção da Saúde do Adolescente. Colocar um em cada subprefeitura. É um espaço integral que acolhe o homem e a mulher de forma social, psicológica e física.

“As rodas de conversa são muito importantes para troca de experiências entre as mulheres. Elas não têm obrigação de agradar sexualmente, o sexo tem que ser bom para ambos.  A menina não pode se sentir culpada no caso de uma gravidez indesejada. A responsabilidade é do casal”, enfatizou Dra. Albertina Duarte.

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2021 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.