EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA É COISA PARA FILHO DE EMPRESÁRIO?

2 de julho de 2021

Educação financeira é libertadora. Você concorda com essa afirmação?

Você acredita que educação financeira é para todos, independente de classe social?

Ou você acredita que pessoas com baixo poder aquisitivo não precisam de aulas de educação financeira, pois afinal, isso é coisa apenas para filho de empresário que estuda em escola particular?

Sinto informar que se você respondeu sim nas duas primeiras, é impossível achar que a última é progresso para o nosso país.

A educação financeira torna cidadãos livres, portanto ela deve ser para todos e todas, independente do tamanho da conta bancária ou do seu CEP.

Ontem, durante a Comissão de Educação tive que ouvir absurdos como “até parece que os alunos de escola pública têm recursos financeiros para ter aula de educação financeira”, como se só precisasse entender de dinheiro quem o tem. Que pensamento excludente é esse que acredita que educação financeira é apenas para a elite?

Pior: que ideia é essa de achar que pobre não sabe o que quer? Como uma pessoa com salário de vereador pode ter tanta convicção de falar que pobre não precisa disso ou daquilo, que não é importante para ele porque está ocupado demais? De onde vem essa certeza, ou é apenas mais uma briguinha ideológica?

Se não apresentarmos oportunidades e possibilidades de aprendizado, em todas as áreas, financeira inclusive, continuaremos nesse ciclo infinito aonde o rico ganha e o pobre continua na mesma. Não seria melhor ensinar mães chefes de família como organizar sua vida financeira? Crianças como poupar e utilizar melhor seus recursos? Pequenos empresários a como melhorarem seu empreendimento?

O aluno que tem aula de educação financeira na escola acaba levando o conteúdo para dentro de casa, onde os pais, em regra, podem ter dívidas com cartão de crédito por má gestão de renda, e não falta dela. Dados apontam que 63,2 milhões de pessoas estão no Serasa (2019), e isso é 40,4% da população adulta do país. A grande maioria não se planeja porque não sabe como fazer, ou não sabe da importância que tem um orçamento pessoal, e até entre aqueles que possuem um método de controle, 61% relatam dificuldades (2020).

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2021 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.