Encontro online Alzheimer: ´Plano Nacional de Demência reuniu técnicos, pacientes e cuidadores

15 de outubro de 2021

Faltam rede de suporte, diagnóstico no tempo certo, melhorar a adesão a tratamento incluindo o manejo não-farmacológico, acolher o cuidador, combater o estigma que discrimina e exclui boa parcela da população. Essas e outras necessidades motivaram o coletivo Alzheimer, que reúne profissionais de várias instituições, a agir em prol da garantia de direitos a uma vida com qualidade e dignidade às pessoas que vivem com a Doença de Alzheimer e outras Demências no Brasil.

Em tramitação no Senado Federal, o PL 4364 de 2020, é uma boa iniciativa, porém, uma lei com essa amplitude requer saber ouvir a sociedade e os profissionais e entidades que atuam fortemente no segmento. Essencial ampliar a discussão para que possamos aprovar uma ótima lei, que faça jus à demanda e ao direito do cidadão e da cidadã do país.

Na cidade de São Paulo já é Lei!!! Trata-se da Lei 17.547/21, PL (Projeto de Lei) 769/2019, que institui o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências no município de São Paulo. O objetivo é reunir o apoio de especialistas, representantes de instituições e Poder Público para prestar suporte e atendimento aos pacientes e familiares. A Lei está em fase de implementação. 

Por iniciativa da vereadora Cris Monteiro, do ex-vereador Gilberto Natalini (autor da Lei Alzheimer em SP), do GRAz (Grupo de Referência em Alzheimer) e do Projeto STRiDE, o Encontro que aconteceu no site da Câmara Municipal de São Paulo e nas redes da parlamentar, apresentou o diagnóstico sobre Alzheimer e a importância da aprovação de uma lei em defesa dessas pessoas.

Cris Monteiro falou sobre o caso de sua mãe que tem Alzheimer e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento, além da necessidade de orientação para os cuidadores. A parlamentar colocou-se à disposição para apoiar na implementação da Lei na cidade de São Paulo e na aprovação do melhor texto possível, no Senado Federal.

Quer saber mais? Clique aqui e veja o evento completo!

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2021 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.