Mês de conscientização do autismo

14 de abril de 2021

O Autismo é caracterizado por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticado entre os 2 e 3 anos de idade.

Esta síndrome faz com que a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio a outras pessoas e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.

🧮 A Prevalência de Transtornos do Espectro do Autismo é de 1 para cada 54 crianças, segundo a Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network (2016).

💪 Nosso município já tem alguns profissionais da educação, que atuam na rede pública preparados, para atender este público, mas é preciso ampliar, fortalecer e institucionalizar o atendimento. A capacitação dos educadores é fundamental

A política municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares já é Lei na cidade de São Paulo (17.502/ 2020) e está em fase de implementação.

🧡A Lei garante o direito da criança ou do jovem frequentar o ensino regular, ao mesmo tempo em que não exclui a oferta de atendimento especializado, caso necessário; além de determinar a criação de canais facilitadores de denúncia às condutas de discriminação, violência física e/ou moral praticada contra a pessoa com TEA.

O autismo não tem cura! Mas é necessário um diagnóstico preciso e precoce a fim de buscar a forma mais adequada de lidar com a criança e estimulá-la da melhor maneira.

Quer saber mais? Clique aqui e veja.

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2021 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.