SAÚDE MENTAL FOI TEMA DE ENCONTRO ONLINE

26 de outubro de 2021

Um Encontro online em Alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental reuniu, na última segunda feira (25), especialistas para debater o tema, agravado pelo isolamento social e consequências da pandemia do Covid-19. O evento foi uma iniciativa da vereadora Cris Monteiro, do Instituto Ame Sua Mente e do Instituto Cactus.

Junto a Cris Monteiro, o psiquiatra Rodrigo Bressan – presidente do Instituto Ame Sua Mente – e a investidora social Maria Fernanda Quartiero – fundadora e diretora-presidente do Instituto Cactus – falaram sobre a importância da saúde mental e como o seu debate pode ajudar na prevenção de transtornos metais.

O painel contou com a participação da chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em São Paulo, Adriana Alvarenga, e do fundador e coordenador do Programa de Depressão na Infância e na Adolescência (ProDIA) do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e co-investigador principal do IDEA (Identifying Depression Early in Adolscence) dr. Christian Kieling.

O instituto Ame Sua Mente é uma organização que tem como meta transformar a relação dos brasileiros com a saúde mental por meio de programas de vanguarda de conscientização e formação, redução de estigma e prevenção de questões mentais em escolas e intituições de saúde para jovens.

O instituto Cactus é uma organização que trabalha para a prevenção e a promoção da saúde mental no Brasil, através de geração de conhecimento e evidências, não identificação e multiplicação de boas práticas, incidência em políticas públicas, articulação de ecossistemas e conscientização da sociedade sobre o tema.

SOBRE A SAÚDE MENTAL:

  • A saúde mental comanda nossos sentimentos, pensamentos e crescimento
  • Uma em cada quatro pessoas desenvolverá um quadro de transtorno mental ao longo da vida.
  • Hoje os transtornos mentais são considerados doenças crônicas de jovens e as principais causas de incapacitação na faixa etária dos 14 aos 50 anos.
  • 50% das condições de saúde mental da vida começa até os 14 nos de idade, e 75% até os 24 anos de idade, mas a maior parte desses casos (80%) passa sem diagnóstico ou tratamento.
  • Há mais de 3 milhões de adolescentes, entre 10 e 14 anos no Estado de São Paulo, e mais de 15 milhões no Brasil, são mais de 6,3 milhões de jovens entre 10 e 19 anos no Estado São Paulo , e mais de 32,2 milhões de adolescentes entre 10 e 19 anos no Brasil.
  • A adolescência é uma fase muitas vezes invisível e negligenciada
  • Três em cada quatro adultos com este problema já começam a apresentar sintomas antes dos 24 anos. metade destes, antes dos 14 anos
  • O custo para a economia mundial está estimado em US$ 2,5 trilhões. De acordo com projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número poderá chegar a US$6 trilhões, em 2030

Quer saber mais? Clique aqui e veja o evento completo!

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2021 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.