Vereadora Cris Monteiro cobra a reabertura do Hospital Sorocabana

22 de julho de 2021

O Hospital Sorocabana, construído em 1955, em um terreno doado pelo Estado, foi durante décadas referência de atendimento público à população da região da Lapa. O distrito da Lapa conta com aproximadamente 60.000 moradores. Em 2010, por desvios administrativos dos dirigentes da Associação mantenedora, o equipamento público foi fechado. O Governo do Estado de SP conseguiu retomar o terreno e o prédio do Hospital.

Um ano antes de fechar, ele tinha 217 leitos clínicos destinados a pacientes do SUS e atendia cerca de 20 mil pessoas por mês. A Prefeitura de São Paulo entregou em 2020, 75 novos leitos (12 UTIs e 63 enfermarias) no Complexo Hospitalar Municipal Sorocabana, no bairro da Lapa, zona oeste da cidade, de acordo com informações do município. Os leitos estão sendo utilizados, durante a pandemia do novo coronavírus, para o tratamento exclusivo de pacientes com a doença.

No entanto, a ação não atendeu à demanda da comunidade, já que os novos leitos estão instalados em áreas administrativas reformadas nos dois andares inferiores, que já estavam em funcionamento com uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA), um Hospital Dia da Rede Hora Certa – para procedimentos de baixa complexidade – e um Centro Especializado de Reabilitação (CER). Os cinco andares superiores, objeto da reivindicação de abertura da comunidade local, continuam fechados.

A vereadora Cris Monteiro (Novo) que está acompanhando o processo, em ofício cobrou esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde e o retorno foi: “A Prefeitura Municipal de São Paulo recebeu permissão de uso da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de apenas uma área do Hospital Sorocabana, designada ao atendimento de pacientes acometidos pela COVID-19. Estamos aguardando a finalização dos trâmites legais, referente ao Processo de Posse do Hospital Sorocabana pelo Governo do Estado de São Paulo, bem como do processo de Municipalização do Equipamento à Prefeitura Municipal de São Paulo”.

“Continuaremos acompanhando e ao lado da comunidade da Lapa, cobrando a reabertura total do Hospital Sorocabana”, enfatizou a vereadora Cris Monteiro.

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2021 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.