Recentemente, vimos uma discussão um tanto calorosa entre a Gabriela Prioli e o Monark (FlowPodcast) . Nesse debate vimos a importância de dados e evidências em um debate, mas vimos também que nada adianta termos dados se não tivermos o diálogo.
Num debate é justo colocarmos nossas opiniões e percepções próprias sobre um assunto, no entanto dados são muito importantes para corroborar nossa opinião e nos tirar de achismos.
O que estamos vendo hoje é uma onda negacionista que ignora evidências, estatísticas e a própria ciência, para se valer apenas da própria opinião. Opinião não é fato, não constrói política pública, não sustenta atividade governamental.
Uma pesquisa da OCDE mostrou que 7 a cada 10 dos jovens brasileiros de 15 anos não sabem diferenciar fato de opinião, uma lástima!
Criaremos uma geração que acredita saber mais que pesquisadores e especialistas do tema, simplesmente porque acreditam que “porque sim”. Muitas vezes o porque sim, não é resposta!
Essa síndrome chamamos de “Efeito Dunning-Kruger”, quanto menos uma pessoa sabe, mais ela ACHA que sabe. Uma geração que não interpreta dados, e que lê um post de Facebook e já se acha profunda conhecedora do assunto.
CADE OS DADOS?
Recentemente, vimos uma discussão um tanto calorosa entre a Gabriela Prioli e o Monark (FlowPodcast) . Nesse debate vimos a importância de dados e evidências em um debate, mas vimos também que nada adianta termos dados se não tivermos o diálogo.
Num debate é justo colocarmos nossas opiniões e percepções próprias sobre um assunto, no entanto dados são muito importantes para corroborar nossa opinião e nos tirar de achismos.
O que estamos vendo hoje é uma onda negacionista que ignora evidências, estatísticas e a própria ciência, para se valer apenas da própria opinião. Opinião não é fato, não constrói política pública, não sustenta atividade governamental.
Uma pesquisa da OCDE mostrou que 7 a cada 10 dos jovens brasileiros de 15 anos não sabem diferenciar fato de opinião, uma lástima!
Criaremos uma geração que acredita saber mais que pesquisadores e especialistas do tema, simplesmente porque acreditam que “porque sim”. Muitas vezes o porque sim, não é resposta!
Essa síndrome chamamos de “Efeito Dunning-Kruger”, quanto menos uma pessoa sabe, mais ela ACHA que sabe. Uma geração que não interpreta dados, e que lê um post de Facebook e já se acha profunda conhecedora do assunto.
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