CADE OS DADOS?

19 de maio de 2021

Recentemente, vimos uma discussão um tanto calorosa entre a Gabriela Prioli e o Monark (FlowPodcast) . Nesse debate vimos a importância de dados e evidências em um debate, mas vimos também que nada adianta termos dados se não tivermos o diálogo.

Num debate é justo colocarmos nossas opiniões e percepções próprias sobre um assunto, no entanto dados são muito importantes para corroborar nossa opinião e nos tirar de achismos.

O que estamos vendo hoje é uma onda negacionista que ignora evidências, estatísticas e a própria ciência, para se valer apenas da própria opinião. Opinião não é fato, não constrói política pública, não sustenta atividade governamental.

Uma pesquisa da OCDE mostrou que 7 a cada 10 dos jovens brasileiros de 15 anos não sabem diferenciar fato de opinião, uma lástima!

Criaremos uma geração que acredita saber mais que pesquisadores e especialistas do tema, simplesmente porque acreditam que “porque sim”. Muitas vezes o porque sim, não é resposta!

Essa síndrome chamamos de “Efeito Dunning-Kruger”, quanto menos uma pessoa sabe, mais ela ACHA que sabe. Uma geração que não interpreta dados, e que lê um post de Facebook e já se acha profunda conhecedora do assunto.

Vamos aos fatos e opiniões sobre educação?

Clique aqui e veja a matéria em meu Instagram!

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2021 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.