Cris Monteiro foi eleita relatora da CPI da Violência Contra Pessoas Trans e Travestis

27 de setembro de 2021

A Câmara Municipal de São Paulo instalou na última sexta-feira (24/9) a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Violência Contra Pessoas Trans e Travestis. A vereadora Cris Monteiro foi eleita relatora da CPI.  Para os cargos de Presidente e Vice-Presidente, foram eleitos Erika Hilton e Eduardo Suplicy, respectivamente.

A CPI marca um momento histórico para o movimento da população trans do Brasil. A comissão tem como objetivo investigar a violência cometida contra esta população, dar respostas a esta violência, mas também sensibilizar os legisladores e os agentes públicos para que desenvolvam políticas públicas que possam minimizar o sofrimento e a violência que acomete esta população.

 “Pessoas trans são violentadas, maltratadas e mortas por seus corpos diferentes. Para mim é uma oportunidade de educar a população que me segue, me apoiou e votou em mim. É um passo civilizatório podermos estar na maior Câmara da América Latina discutindo e investigando essas circunstâncias, que em outros momentos da nossa história não poderia acontecer. Ciente do meu privilégio, farei o meu melhor como relatora dessa CPI”, disse a vereadora Cris Monteiro.

Requerimentos

A Comissão aprovou três requerimentos na reunião desta sexta-feira. Todos de autoria da vereadora Erika Hilton (PSOL). O primeiro deles solicita o apoio de servidores consultores técnicos legislativos nos trabalhos da CPI.

O segundo item da pauta prevê que sejam instruídos junto à CPI materiais obtidos por meio do “Disque Denúncia”, que será compilado pelo gabinete da presidente da Comissão. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail denucie@cpitrans.com.br ou pelo WhatsApp (11) 97832 – 4142.

Já o último requerimento convida para a próxima reunião, agendada para sexta-feira (1/10) da semana que vem, às 11h, representantes da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e do CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea).

Integrantes da CPI

Além da presidente Erika Hilton (PSOL), do vice-presidente Eduardo Suplicy (PT) e da relatora Cris Monteiro (NOVO), fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência Contra Pessoas Trans e Travestis a vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), a vereadora Juliana Cardoso (PT), a vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) e o vereador Xexéu Tripoli (PSDB).

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2021 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.