“Cris, o que você já fez desde o início do mandato? E esse ano?”

13 de julho de 2022

Desde a última prestação de contas, muita coisa aconteceu! Em linha com minha preocupação com a melhoria da qualidade da educação básica, protocolei o Projeto de Lei 573/2021, que pretende revolucionar a educação paulistana, mas vem sendo alvo de ataques e notícias falsas. O Projeto autoriza o Poder Executivo a implementar um sistema de gestão compartilhada em escolas da Rede Municipal, em parceria com Organizações Sem Fins Lucrativos da Sociedade Civil.

Para propor essa ideia me baseei em exemplos de sucesso nacionais e internacionais, que conseguiram melhorar os níveis de aprendizado através de mudanças na gestão. Quero fazer um Projeto Piloto nos moldes do que ocorreu em Pernambuco, o que acontece em Minas Gerais, nas creches de São Paulo, Nova Iorque e diversas partes do mundo.

Infelizmente, sindicalistas e vereadores ligados a movimentos da esquerda anacrônica vêm espalhando fake news e buscando obstruir a discussão e votação do PL em plenário. Esse vem sendo um super desafio do meu mandato, mas sigo firme na luta por uma educação de qualidade para nossos jovens.

Falando em educação, minha Lei de Combate à Evasão Escolar, aprovada em São Paulo, serviu como inspiração para outros políticos e já foi protocolada em mais de 80 localidades podendo impactar mais de 4,8 milhões de jovens de todo o país! É dessa forma e para isso que me pus à disposição da política municipal: para mudar a vida as pessoas.

Também protocolei o Projeto de Lei da Inteligência Artificial. Apoiando a ideia de que política boa é feita em parceria entre o setor privado, público e acadêmico, montamos um HUB para a construção desse projeto. Juntamos vários especialistas sobre o tema, entre eles o Instituto Lawgorithm da USP e o escritório de advocacia Opice Blum, para debater as principais problemáticas, ideias e necessidades para inclusão de IA dentro do setor público, propondo soluções para implantação de sistemas de acordo com as principais necessidades de regulamentação.

Outro importante Projeto de Lei protocolado foi o dos Dados Abertos, que incentiva a transparência no Setor Público. Meu projeto é um vetor de incentivo a um governo municipal mais transparente, tecnológico, eficiente e correto. A transparência na administração pública é um importante vetor de fortalecimento democrático. Além do cidadão se sentir mais respeitado, a transparência também contribui para a redução da corrupção.

Trabalhei incansavelmente pela melhoria das condições das mulheres na cidade. Por isso, protocolei a Lei que institui o Selo Empresa Amiga da Mulher, que incentiva companhias a valorizarem suas funcionárias. Além disso, protocolei um Projeto de Lei que combate a violência política de gênero, instituindo sanções administrativas para quem praticar esse ato no Município de São Paulo.

Ainda na pauta da diversidade, segui como relatora da CPI da Violência Contra Pessoas Trans, que investiga essa prática em São Paulo. Foram ao todo 8 oitivas que abordaram diversas camadas das problemáticas que pessoas trans, travestis e não-binárias vivenciam na cidade.

Me tornei presidente da Comissão de Relações Internacionais da Câmara, tendo a chance de trazer a agenda de governos digitais, transparência, inteligência e sustentabilidade urbana para a pauta dos encontros.

Também passei a integrar a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Paulo. A CCJ, como é conhecida, tem uma grande importância nas casas legislativas,: ela é o primeiro passo para analisar se um Projeto de Lei é constitucional, e se está apto para seguir o trâmite até virar Lei.

Teve muito trabalho em defesa dos munícipes e inúmeras fiscalizações! Atendemos mais de 200 solicitações com demandas diversas, desde pedidos de asfaltamento até fiscalização dos tablets distribuídos na rede pública municipal durante a pandemia. Parte do meu trabalho é escutar a população e suas demandas, por isso abri um canal de denúncias específico para corrigirmos os problemas de São Paulo! Basta acessar crismonteiro.com/contato

Além de muito trabalho, também teve economia do dinheiro público! Desde o início do mandato, já economizamos aproximadamente 2,4 milhões aos cofres públicos.

Nas emendas parlamentares, não poderia ser diferente: utilizamos critérios técnicos para destinar mais de 4 milhões para bons projetos em 2021, e destinaremos mais 5 milhões em 2022. Para se inscrever em nosso edital de emendas, basta acessar crismonteiro.com.br/emendas

Por fim, também bombamos nas redes! Cheguei à marca de 30 mil seguidores no TikTok, quase um milhão de curtidas e meu vídeo sobre a alta inflação é um dos mais assistidos na pauta de política nessa rede no Brasil, com quase 4 milhões de visualizações!

Sou muito grata pela oportunidade de trabalhar por São Paulo e pelo apoio que venho recebendo ao longo dessa caminhada. Seguirei firme em defesa dos valores e ideais que me trouxeram para a política!

Quer saber mais? Clique aqui e veja a prestação de contas do meu mandato!

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2021 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.