fbpx

O que podemos aprender com a educação pública do nordeste?

16 de março de 2023

O Nordeste tem se destacado e liderado avaliações da educação brasileira nos últimos anos. Os estados de Pernambuco e do Ceará são os que mais aparecem no topo dos indicadores.

Em 2021, o Nordeste foi a região do Brasil que mais progrediu em relação aos resultados de 2017 no Ioeb. O cálculo inclui nível de aprendizagem, estrutura das escolas e formação dos professores, entre outros itens. A cidade com o maior Ioeb do país, por exemplo, é Sobral, no Ceará.

A região reúne 97 das 100 melhores escolas de anos iniciais do Brasil. Dessas, 87 ficam no Ceará, as demais em Alagoas e Pernambuco. No ensino fundamental 2, o Nordeste marca presença com 88 unidades.

Pernambuco lidera a proporção de alunos do ensino médio em escolas de educação integral, com 62,5%; No fundamental, quem lidera é o Ceará com 41%.

Além de uma carga horária maior, chegando a nove horas e meia, as unidades de tempo integral oferecem uma grade curricular diferente. Algumas escolas têm aulas de dança, jogos e projeto de vida —o que ajuda os alunos a planejarem o que vão fazer após o fim da escola. Os alunos matriculados nesta modalidade costumam ter um rendimento mais consistente.

Além disso, para atingir os bons resultados, tanto Ceará quanto Pernambuco adotam o regime de colaboração entre o estado e os municípios. Dessa forma, todos avançam e a união colabora para frear a desigualdade entre as cidades.

O que podemos aprender com tudo isso? Boas políticas públicas devem ser replicadas e não podem ser descontinuadas!

Me acompanhe também pelo instagram clicando aqui!

Receba nossas

novidades por

email






    Siga a Cris nas redes:

    © 2024 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.