fbpx

Qual o futuro do Minhocão?

23 de março de 2023

Minhocão. Derruba ou vira parque? Inaugurado em 1971, ele tem 2,8 quilômetros de extensão. Desde a sua inauguração, a via é alvo de discussões sobre a sua relevância e problemas gerados para os moradores na região.

A construção de elevados foi a solução encontrada por vários gestores no mundo, que enxergavam nessas obras uma forma de agradar uma parte da população que tinha carro. Mas décadas depois, os impactos negativos de sua construção continuam visíveis.

A região abaixo do viaduto torna-se deserta e perigosa para pedestres. Além disso, os engarrafamentos continuaram. O que leva a muitos se questionarem e perguntarem: o Minhocão é realmente necessário? Não teria um uso melhor na realidade atual?

Há décadas, especialistas em planejamento urbano e de transportes já haviam notado que nem todo viaduto seria capaz de resolver o problema de mobilidade urbana de uma região e, em alguns casos, poderia até piorar.

Existe uma grande discussão sobre o futuro do elevado, um dos caminhos apontados é uma transformação inspirada no High Line, de Nova York. O viaduto seria desativado e transformado em um grande parque suspenso.

Outra opção discutida é desmontar o Minhocão. A cidade do Rio de Janeiro se livrou da Perimetral, uma estrutura que foi substituída por túneis subterrâneos e onde havia a estrutura, refloresceu a Praça Mauá, onde existe o Museu do Amanhã, e o MAR.

A discussão sobre o futuro do Minhocão chegou à Câmara de São Paulo em 2018, quando o ex-prefeito João Dória sancionou uma lei que transformava o Minhocão em Parque, mas que foi considerada inconstitucional pelo TJ-SP.

Em 2020 chegou a ser aprovado um decreto legislativo que previa um plebiscito com a população para definir o futuro da via e que foi revogado no ano seguinte, antes de ter sido realizado.

O Plano Diretor Estratégico de 2014 prevê que uma legislação específica ainda deve ser elaborada para definir prazos para a desativação do tráfego de veículos e a definição do seu futuro: demolição, parque parcial ou parque integral. E você, o que faria com o Minhocão?

Me acompanhe também pelo instagram clicando aqui!

Receba nossas

novidades por

email






    Siga a Cris nas redes:

    © 2024 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.