Imposto Rosa

2 de fevereiro de 2021

🛍 O “Imposto Rosa” ou Taxa Rosa, não é exatamente um imposto em si, mas sim o nome dado ao fenômeno de sobrepreço dos produtos “rosa”, ou seja, dos produtos destinados ao mercado feminino.

📈 Segundo uma pesquisa da ESPM, os produtos rosa ou com personagens femininos são em média 12,3% mais caros do que os similares do mercado masculino.
Mesmo quando estes produtos são exatamente iguais, por exemplo, no caso das lâminas de barbear, a diferença entre o produto para homens e mulheres pode chegar a 100% maior, no caso, para os produtos femininos. Assim, uma mulher paga mais apenas para ter um produto para o seu biotipo.

Problema da questão tributária e falta de transparência com o consumidor.

😱Você sabia que a carga tributária sobre os bens de consumo no Brasil são alarmantes?
Um exemplo disso é o absorvente, outro produto incluído na vasta gama de produtos do Imposto Rosa.

🏷️ Semana passada, falamos da “Precariedade Menstrual” e do quanto a mulher é prejudicada pelo alto preço.
A carga tributária que incide sobre o absorvente higiênico, em média, é de 27,5% = ICMS 18% (âmbito Estadual) + COFINS 7,6% (âmbito Federal) + PIS 1,65% (âmbito Federal).
Isso significa que um pacote de absorvente que custa R$2,28, contém aproximadamente R$0,62 somente em tributos.
Infelizmente, o absorvente higiênico é um produto cujo consumo é recorrente.

ℹ️ É preciso mobilizar as mulheres para se informarem sobre essa taxa abusiva e iniciar os debates para a redução da carga tributária em todas as esferas da União.

✅ Iremos formular Projetos de Lei e promover debates que promovam políticas públicas para as Mulheres e isso passa desde a redução da carga tributária, passando pelo estímulo do uso de produtos alternativos como o coletor (copinho menstrual) ou a calcinha coletora, e por último pelo uso mais racional dos aparelhos público voltados às Mulheres, assim como a sua ampliação de maneira eficiente.

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2021 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.