fbpx

O desafio de não desistir

4 de fevereiro de 2024

O desafio de não desistir.

Minha trajetória profissional no mercado financeiro me ensinou muito. Um dos grandes aprendizados que carrego comigo e que, hoje, quero compartilhar com vocês é que o protagonismo é fundamental para o sucesso no mundo profissional. Portanto, não tenham medo de assumir o controle de suas carreiras.

Foi isso que fiz quando decidi que queria ser Managing Director no banco. O processo para ser promovido a esse cargo possui uma ritualística própria que, naquela época, funcionava da seguinte maneira: um comitê global, com os principais diretores da Ásia, Europa, América Latina e Estados Unidos, se reúne para ouvir os “sponsors” (uma espécie de padrinho) de cada candidato ao cargo, para decidir quem será promovido.

No entanto, existe uma peneira inicial para saber quem vai ser apresentado como candidato ao comitê. Os candidatos precisam que seis pessoas aceitem escrever um documento falando porque aquele profissional merece ir para o comitê global. Batalhei pelas indicações por um ano todinho. Tinha conseguido o que precisava e estava bem confiante, porém, meu chefe disse que, naquele ano, eu não poderia ir ao comitê. Quando perguntei por que não daria, a única resposta que tive foi: “porque não vai dar”.

Eu poderia ter desistido ali, deixando que minha carreira fosse definida por uma sentença sem argumento. Porém, escolhi outro caminho: as rédeas da minha carreira pertenciam a mim. Com isso, descobri que meu veto não foi por falta de trabalho ou entrega e que precisava ser mais conhecida em Nova York.

Todos os meses, ia a Nova York me encontrar com as pessoas que influenciavam o processo e cumpria um roteiro em que me apresentava a elas e contava tudo sobre mim e o que tinha feito até ali. O passo seguinte foi ser objetiva e firme com meu chefe em relação ao meu desejo de participar do comitê naquele ano. Foi assim que conquistei o cobiçado cargo de Managing Director.

Não tenha medo de se posicionar e muito menos deixe a sua carreira nas mãos de outras pessoas.

Receba nossas

novidades por

email

    Siga a Cris nas redes:

    © 2024 Cris Monteiro. Todos os direitos reservados.